segunda-feira, 24 de novembro de 2014

| Iris de Guimarães |

11 de novembro de 2014



Preciso de um violão





Quando chego na porta da salinha de aula dos meninos e meninas de cinco anos de idade, eles parecem ver, ainda antes de me avistarem, o violão que trago para cantar com eles, e gritam: o violão! Eles correm, então, em minha direção para me afagar com a leveza dos seus abraços e sinto que caibo, inteira, eu e meu violão no abrigo daqueles bracinhos. 

Outro dia uma mãe de um dos meus pequenos alunos me contou que depois de uma aula em que eu havia tocado para eles e cantado com eles, sua filha de seis anos chegou em casa e disse com seriedade e absoluta convicção: 

- Mamãe, eu preciso de um violão. 

Sinto um carinho na alma ao perceber o brilho do encantamento que a beleza da música pode acender nesses coraçõezinhos. 

Uma outra aluninha, Maria Helena, de seis anos, me contou: 

- Eu vou ganhar um violão igualzinho ao teu. E depois confessou: 

- Quando eu brinco de boneca, eu brinco que sou tu

Maria Helena, eu também brinco de ser eu. De ser um pouco de cada um que, como você, tem na alma um som de música. Eu sou eu através do meu violão.